Empresa de ÔnibusEmpresa de ÔnibusEmpresa de Ônibus
  • Home
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Como o transporte rodoviário 4.0 está revolucionando as viagens de ônibus no Brasil
    maio 29, 2025
    Volvo Inicia Produção de Ônibus Elétrico Biarticulado em Curitiba: Inovação e Sustentabilidade para a Mobilidade Urbana
    maio 12, 2025
    Recarga Ultrarrápida: A Revolução da BYD que Pode Transformar Carros e Ônibus
    abril 10, 2025
    Crescimento do Mercado de Ônibus Elétricos: BYD Lidera Emplacamentos no Brasil
    março 11, 2025
    A Revolução dos Ônibus Elétricos: Transformando o Transporte Urbano para um Futuro Sustentável
    fevereiro 18, 2025
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Expresso do Consumidor leva atendimento jurídico itinerante para municípios do Rio de Janeiro
    maio 29, 2025
    Dr. Christian Zini Amorim
    Como a assessoria jurídica fortalece a relação entre a empresa e seus colaboradores
    maio 28, 2025
    Robson Gimenes Pontes
    Antes do mercado reagir, o financeiro já sabia: como dados internos antecipam tendências
    maio 28, 2025
    Francisco Gonçalves Perez
    Tropicais: o desafio econômico das mudanças climáticas nas regiões quentes
    maio 13, 2025
    Ônibus de São Paulo Inovam com Telas Digitais de Entretenimento: A Modernização do Transporte Público
    maio 12, 2025
  • Política
    PolíticaShow More
    Rio de Janeiro antecipa licitação das linhas de ônibus e planeja renovação total da frota até 2028
    maio 29, 2025
    Aumento da Tarifa de Ônibus em Belém: O Que Está em Jogo na Reunião Desta Quinta-Feira
    abril 10, 2025
    Porto Alegre Cria Programa para Tratar de Reclamações sobre Ônibus: Melhorando o Transporte Público na Cidade
    março 26, 2025
    Ônibus Elétricos: Problemas de Infraestrutura e Veículos Parados por Causa da Enel
    março 11, 2025
    Ricardo Nunes Anuncia Extinção da SPTrans e Transferência do Transporte Público para a SPregula
    fevereiro 18, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe
Share
Font ResizerAa
Empresa de ÔnibusEmpresa de Ônibus
Font ResizerAa
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
  • Advertise
Empresa de Ônibus > Blog > Política > Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe
Política

Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe

Richard Ghanem
Richard Ghanem março 11, 2024 7 Min Read
Share
SHARE

A ausência de previsão de investimentos e melhorias no transporte público da Região Metropolitana do Recife virou briga política e, quem sabe, os passageiros possam vir a ser beneficiados por ela. Nesta última segunda-feira (4/3), primeiro dia útil após a entrada em vigor da tarifa única nos ônibus do Grande Recife – batizada de Bilhete Único Metropolitano pela gestão da governadora Raquel Lyra – a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai realizar uma audiência pública com o tema “Precarização do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: medidas para reverter esse cenário”.

A audiência está prevista para às 10h e foi proposta pelo deputado estadual Sileno Guedes, que integra e preside o PSB em Pernambuco, além de ser membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe. O objetivo da discussão, garante o deputado, será cobrar melhorias para o sistema, que, de fato, não foram previstas pela atual gestão durante a votação do reajuste zero das passagens e da extinção do Anel B, o mais caro cobrado no sistema.

“Queremos obter respostas do governo do Estado e das empresas operadoras sobre a renovação da frota e a ampliação do número de ônibus climatizados, ações que são previstas em lei e no regulamento que rege o sistema, mas que podem não ocorrer em 2024”, argumenta Sileno Guedes. A lei a que se refere o deputado é a

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e representantes dos usuários e dos trabalhadores rodoviários e metroviários.

Mas, por enquanto, nenhum titular das secretarias do Estado confirmou presença, apenas o envio de representantes.

Refrigeração da frota

O uso de ar-condicionado em todos os ônibus, como previsto em lei, não foi simulado no estudo. Apesar de a refrigeração da frota estar prevista na Lei 16.787/2019, que determina a renovação de parte da frota dos veículos com vida útil acima de 8 anos, para os convencionais, e 10 anos para os articulados.

“Mas a critério do CSTM, desde que prevista a meta de renovação e seus impactos financeiros nos cálculos da revisão tarifária. Diante da obrigatoriedade de se incluir os custos relativos à renovação de frota na tarifa paga pelos usuários, não se simulou nesse estudo proposta de ampliação da frota refrigerada”, diz a nota técnica.

Utilização do cobrador

Para o ano de 2024 foi mantida a operação com 100% da frota sem cobrador, como é desde 2022/2023. A redução do uso do cobrador, inclusive, foi incorporada ao estudo de recomposição tarifária.

Abono de dupla função validado

Foi considerado na planilha de custos o valor de R$ 135, por motorista, para que recebam o pagamento da tarifa em dinheiro nos ônibus, sob pena de multa para a empresas.

Aumento da demanda

O CTM estimou um aumento de 5% da demanda de passageiros equivalentes (pagos) de 5% de julho de 2022 a julho de 2023. Teriam sido 229,4 milhões de passageiros pagantes no ano. Atualmente a demanda está em 75% de antes da pandemia nos dias úteis.

Créditos não utilizados

De julho de 2022 a julho de 2023, o CTM identificou uma diferença de R$ 12 milhões entre a venda e o uso dos créditos eletrônicos, que desde 2020 (pela Lei 18.861/2020), deixaram de ter limite de utilização.

Por isso, estima 2,8 milhões de passageiros pagantes a mais para o ano de 2023/2024.

Redução tarifária fora-pico

Programa de redução de R$ 1,00 na tarifa fora-pico, criado pelo PSB, foi extinto e o CTM prevê tarifa única em qualquer horário do dia.

Linhas opcionais

Não sofrem alteração por enquanto até um estudo posterior.

MENOS DE 17% DA FROTA DE ÔNIBUS TEM AR-CONDICIONADO
Infelizmente, a refrigeração da frota de ônibus da RMR está presente em apenas 16,6% da frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Atualmente, dos 2.400 coletivos, apenas 357 veículos têm ar-condicionado.

Neste pacote estão, basicamente, os veículos BRTs – muitos deles velhos e com a refrigeração comprometida – e os que operam o serviço Opcional, além de algumas linhas da MobiBrasil, Caxangá e Pedrosa.

Em 2019, a Lei 16.787/2019 estabeleceu metas de aumento de frota com o ar-condicionado, mas a legislação foi engavetada pelo governo do Estado – gerido pelo mesmo PSB que agora vai cobrar a refrigeração em audiência pública na Alepe -, sob o argumento, na época, de que o impacto tarifário que a renovação da frota representaria no sistema seria muito alto em época de pandemia de covid-19.

Ficou determinado que a refrigeração da frota deveria ser prevista nas revisões tarifárias, o que nunca aconteceu, mesmo com a pandemia sendo controlada. Nas últimas deliberações sobre tarifa, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) – que passou o ano de 2023, sob gestão do governo Raquel Lyra, vale ressaltar, sem realizar uma única reunião sequer – não incluiu os custos para ampliação de frota com ar.

E na primeira reunião do governo atual, no dia 22 de fevereiro de 2024, na qual apenas deliberou sobre o reajuste zero e a unificação dos anéis, o uso do ar-condicionado nos ônibus foi, mais uma vez, deixado de lado.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Inteligência Artificial chega com força ao transporte público brasileiro. Entenda as vantagens
Next Article Transporte segue ruim apesar do subsídio de R$ 310 mi
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Populares

Francisco Gonçalves Perez
Tropicais: o desafio econômico das mudanças climáticas nas regiões quentes
Notícias
Sidnei Piva de Jesus
Adicionando um toque especial na rotina: veja como harmonizar vinhos com pratos do dia a dia
Notícias
Volvo Inicia Produção de Ônibus Elétrico Biarticulado em Curitiba: Inovação e Sustentabilidade para a Mobilidade Urbana
Tecnologia

SOBRE

Seu destino para as últimas novidades e tendências do setor de transporte. Com uma cobertura completa e atualizada, oferecemos insights e informações para você.

Fique conosco para estar sempre à frente e bem-informado sobre tudo o que move o mundo dos ônibus.

Entre em contato:

[email protected]

 

Escolha do editor

Sara Alves
Intrigante: as controvérsias que rodeiam Sara Alves e DJ Vintage Culture
Notícias
Admar de Carvalho Martins
Você está ciente dos riscos à saúde pública? Veja como agir para proteger sua comunidade  
Notícias
Viatura da GM bate de frente contra ônibus em Curitiba
Notícias
© Empresa de Ônibus - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?