Empresa de ÔnibusEmpresa de ÔnibusEmpresa de Ônibus
  • Home
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    400 ônibus elétricos: o marco da mobilidade verde em São José dos Campos
    outubro 6, 2025
    Passo Fundo e o Desafio da Mobilidade Urbana: Tecnologia e Espaço para o Transporte Coletivo
    agosto 25, 2025
    Tecnologia Revoluciona o Transporte Público em Florianópolis com Mais de 80% dos Estudantes Livre de Filas no Recadastramento
    julho 24, 2025
    Brasília adota tecnologia nas paradas de ônibus e transforma a mobilidade com acesso em tempo real
    julho 14, 2025
    Vitória avança no transporte sustentável com testes de micro-ônibus movido a energia limpa
    junho 30, 2025
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Fabio Jose Gentil Pereira Rosa destaca como as feiras agropecuárias impulsionam o desenvolvimento regional e valorizam o produtor local.
    O impacto das feiras agropecuárias no fortalecimento da economia maranhense
    outubro 30, 2025
    Leonardo Manzan analisa como o enquadramento tributário dos créditos de carbono pode impulsionar políticas sustentáveis.
    Leonardo Manzan aborda o tratamento tributário dos créditos de carbono na economia verde
    outubro 24, 2025
    Alex Nabuco dos Santos analisa como o capital internacional volta a impulsionar o setor imobiliário nacional.
    O retorno do investidor estrangeiro: Um novo ciclo de confiança e crescimento no mercado imobiliário brasileiro!
    outubro 16, 2025
    O Instituto IBDSocial reforça o compromisso com a urgência sem complicação, garantindo resposta rápida e estruturada para salvar vidas.
    Urgência sem complicação: Resposta rápida e estruturada para salvar vidas
    outubro 8, 2025
    Quando a tragédia vira alerta: o que aprender com o ônibus destruído por incêndio
    outubro 6, 2025
  • Política
    PolíticaShow More
    Entre estudo e promessa: os desafios de zerar o preço do ônibus no país
    outubro 6, 2025
    A Esperança pelo Retorno do Transporte Público em Palmeira das Missões
    agosto 25, 2025
    João Azevêdo Reforça Compromisso com Mobilidade Urbana ao Entregar 14 Ônibus Novos para Região Metropolitana
    julho 24, 2025
    Recapeamento das vias do transporte coletivo em Dourados impulsiona mobilidade urbana e desenvolvimento regional
    julho 14, 2025
    Minas Gerais garante transporte seguro e legal para cães e gatos em ônibus intermunicipais
    junho 30, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe
Share
Font ResizerAa
Empresa de ÔnibusEmpresa de Ônibus
Font ResizerAa
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
  • Advertise
Empresa de Ônibus > Blog > Política > Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe
Política

Ausência de investimentos no transporte público do Grande Recife vira briga política e será tema de audiência pública proposta pelo PSB na Alepe

Richard Ghanem
Richard Ghanem março 11, 2024 7 Min Read
Share
SHARE

A ausência de previsão de investimentos e melhorias no transporte público da Região Metropolitana do Recife virou briga política e, quem sabe, os passageiros possam vir a ser beneficiados por ela. Nesta última segunda-feira (4/3), primeiro dia útil após a entrada em vigor da tarifa única nos ônibus do Grande Recife – batizada de Bilhete Único Metropolitano pela gestão da governadora Raquel Lyra – a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai realizar uma audiência pública com o tema “Precarização do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: medidas para reverter esse cenário”.

A audiência está prevista para às 10h e foi proposta pelo deputado estadual Sileno Guedes, que integra e preside o PSB em Pernambuco, além de ser membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe. O objetivo da discussão, garante o deputado, será cobrar melhorias para o sistema, que, de fato, não foram previstas pela atual gestão durante a votação do reajuste zero das passagens e da extinção do Anel B, o mais caro cobrado no sistema.

“Queremos obter respostas do governo do Estado e das empresas operadoras sobre a renovação da frota e a ampliação do número de ônibus climatizados, ações que são previstas em lei e no regulamento que rege o sistema, mas que podem não ocorrer em 2024”, argumenta Sileno Guedes. A lei a que se refere o deputado é a

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e representantes dos usuários e dos trabalhadores rodoviários e metroviários.

Mas, por enquanto, nenhum titular das secretarias do Estado confirmou presença, apenas o envio de representantes.

Refrigeração da frota

O uso de ar-condicionado em todos os ônibus, como previsto em lei, não foi simulado no estudo. Apesar de a refrigeração da frota estar prevista na Lei 16.787/2019, que determina a renovação de parte da frota dos veículos com vida útil acima de 8 anos, para os convencionais, e 10 anos para os articulados.

“Mas a critério do CSTM, desde que prevista a meta de renovação e seus impactos financeiros nos cálculos da revisão tarifária. Diante da obrigatoriedade de se incluir os custos relativos à renovação de frota na tarifa paga pelos usuários, não se simulou nesse estudo proposta de ampliação da frota refrigerada”, diz a nota técnica.

Utilização do cobrador

Para o ano de 2024 foi mantida a operação com 100% da frota sem cobrador, como é desde 2022/2023. A redução do uso do cobrador, inclusive, foi incorporada ao estudo de recomposição tarifária.

Abono de dupla função validado

Foi considerado na planilha de custos o valor de R$ 135, por motorista, para que recebam o pagamento da tarifa em dinheiro nos ônibus, sob pena de multa para a empresas.

Aumento da demanda

O CTM estimou um aumento de 5% da demanda de passageiros equivalentes (pagos) de 5% de julho de 2022 a julho de 2023. Teriam sido 229,4 milhões de passageiros pagantes no ano. Atualmente a demanda está em 75% de antes da pandemia nos dias úteis.

Créditos não utilizados

De julho de 2022 a julho de 2023, o CTM identificou uma diferença de R$ 12 milhões entre a venda e o uso dos créditos eletrônicos, que desde 2020 (pela Lei 18.861/2020), deixaram de ter limite de utilização.

Por isso, estima 2,8 milhões de passageiros pagantes a mais para o ano de 2023/2024.

Redução tarifária fora-pico

Programa de redução de R$ 1,00 na tarifa fora-pico, criado pelo PSB, foi extinto e o CTM prevê tarifa única em qualquer horário do dia.

Linhas opcionais

Não sofrem alteração por enquanto até um estudo posterior.

MENOS DE 17% DA FROTA DE ÔNIBUS TEM AR-CONDICIONADO
Infelizmente, a refrigeração da frota de ônibus da RMR está presente em apenas 16,6% da frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Atualmente, dos 2.400 coletivos, apenas 357 veículos têm ar-condicionado.

Neste pacote estão, basicamente, os veículos BRTs – muitos deles velhos e com a refrigeração comprometida – e os que operam o serviço Opcional, além de algumas linhas da MobiBrasil, Caxangá e Pedrosa.

Em 2019, a Lei 16.787/2019 estabeleceu metas de aumento de frota com o ar-condicionado, mas a legislação foi engavetada pelo governo do Estado – gerido pelo mesmo PSB que agora vai cobrar a refrigeração em audiência pública na Alepe -, sob o argumento, na época, de que o impacto tarifário que a renovação da frota representaria no sistema seria muito alto em época de pandemia de covid-19.

Ficou determinado que a refrigeração da frota deveria ser prevista nas revisões tarifárias, o que nunca aconteceu, mesmo com a pandemia sendo controlada. Nas últimas deliberações sobre tarifa, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) – que passou o ano de 2023, sob gestão do governo Raquel Lyra, vale ressaltar, sem realizar uma única reunião sequer – não incluiu os custos para ampliação de frota com ar.

E na primeira reunião do governo atual, no dia 22 de fevereiro de 2024, na qual apenas deliberou sobre o reajuste zero e a unificação dos anéis, o uso do ar-condicionado nos ônibus foi, mais uma vez, deixado de lado.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Inteligência Artificial chega com força ao transporte público brasileiro. Entenda as vantagens
Next Article Transporte segue ruim apesar do subsídio de R$ 310 mi
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós

Populares

400 ônibus elétricos: o marco da mobilidade verde em São José dos Campos
Tecnologia
Quando a tragédia vira alerta: o que aprender com o ônibus destruído por incêndio
Notícias
Entre estudo e promessa: os desafios de zerar o preço do ônibus no país
Política

SOBRE

Seu destino para as últimas novidades e tendências do setor de transporte. Com uma cobertura completa e atualizada, oferecemos insights e informações para você.

Fique conosco para estar sempre à frente e bem-informado sobre tudo o que move o mundo dos ônibus.

Entre em contato:

[email protected]

 

Escolha do editor

Sidnei Piva de Jesus
Adicionando um toque especial na rotina: veja como harmonizar vinhos com pratos do dia a dia
Notícias
Tecnologia e Sustentabilidade: O Futuro do Transporte Urbano no Brasil
Tecnologia
Joni Ricardo Fernandes Duarte
Aposentadoria: como planejar e garantir um futuro financeiro confortável, com Joni Ricardo Fernandes Duarte
Notícias
© Empresa de Ônibus - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?