Famosa em todo planeta e em diversas áreas, a Inteligência Artificial (IA) também tem promovido transformações no transporte público coletivo. Para muitos passageiros pode parecer surreal falar disso, quando muitos sofrem com coletivos quentes, desconfortáveis, sem prioridade viária e ainda custosos na quase totalidade das cidades brasileiras.
É compreensível.
Mas a verdade é que a IA virou uma realidade no setor e isso beneficia, sim, quem usa o transporte público coletivo. Com a inteligência artificial é possível ter e monitorar sistemas de forma mais eficiente e com mais respostas. Ela otimiza custos e, em tempos de ampliação de subsídios públicos ao transporte brasileiro, é uma excelente ferramenta de controle social e de gestão do setor, inclusive.
Em Pernambuco, duas empresas de ônibus já fazem uso da tecnologia desde o fim de 2022 e 2023 – o Consórcio MobiBrasil e a empresa Caxangá, respectivamente. Já em 2024, outros operadores demonstraram interesse em aderir, mas nada avançou por enquanto. E capitais como Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Manaus (Amazonas) recentemente deram passos significativos para aprimorar a gestão de suas redes de transporte público ao incorporar inteligência artificial no planejamento de suas operações.
Em Porto Alegre e Manaus, as duas cidades terão 100% da operação do transporte público gerenciada pela plataforma de IA desenvolvida pela Optibus – plataforma de software para planejamento, programação e operações de transporte público, alimentada por inteligência artificial (IA) e algoritmos de otimização. Na capital gaúcha, a plataforma já está em operação, enquanto que na capital amazonense a tecnologia começou a ser adotada há duas semanas.
São mais de 5 mil cidades no mundo utilizando a inteligência artificial da Optibus. No Brasil, a tecnologia está presente em 12 estados, nas cinco regiões do País.
A Optibus explica que os principais benefícios do uso de IA no transporte público estão na aplicação mais eficiente de recursos para a operação de transporte e em uma melhor visualização de como estes recursos são utilizados. Ou seja, uma plataforma de IA pode facilitar a operação em vários aspectos.
A força do CELULAR na modernização do TRANSPORTE PÚBLICO
Desde a orientação dos operadores e até mesmo órgãos reguladores a montar com extrema rapidez um quadro de horários, que poderá ser ajustado de acordo com a demanda de passageiros; até ajudar a indicar qual a melhor frequência de ônibus para cada linha.
Para os operadores, a plataforma indica qual é o uso mais inteligente dos veículos, evita viagens ociosas, ajusta a escala de motoristas da melhor maneira possível, contribui para atender metas de eficiência financeira, faz emissão de relatórios de uso dos recursos, entre outras possibilidades que podem ajustadas de acordo com a necessidade.
“Como consequência, os recursos destinados ao transporte público – sejam eles privados ou públicos – poderão ser usados de maneira mais eficiente no sistema graças a um planejamento inteligente, que resultará em mais qualidade ao serviço para o passageiro”, explica André Vieira, diretor regional da Optibus no Brasil.
Quando ampliamos o olhar sobre o uso da Inteligência Artificial no transporte público, vemos que ela está presente em vários serviços. Números da Empresa 1, pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, atuando no mercado de inovação em mobilidade urbana desde 1997, confirmam essa explosão.
São diversas tecnologias que utilizam a IA. A Empresa 1 está em mais de 170 cidades e, em 92 delas, o uso da inteligência artificial já acontece. Em pelo menos duas tecnologias, a empresa usa IA.
- Biometria facial: uso de IA seria essencial para identificação de fraude nas identificações de passes livres e outras gratuidades previstas.
- Monitoramento CFTV: as câmeras são capazes de registrar eventos específicos de não conformidade que podem afetar a segurança a bordo, como por exemplo motoristas com conduta inapropriada.
“Vimos, no último ano, um boom do uso da inteligência artificial em diversos setores. No caso das tecnologias utilizadas nos transportes públicos, ela é uma grande aliada e pode otimizar os recursos, contribuir para a melhoria da gestão, reduzir o número de fraudes e tantas outras utilidades. Já usamos em nossas tecnologias há alguns anos e a tendência é que cada vez mais empresas recorram à IA”, diz Marcionílio Sobrinho, diretor de growth da Empresa 1, resumindo bem o momento e a perspectiva da IA no setor de mobilidade urbana.
No Recife, um encontro realizado no fim de janeiro com operadores do Grande Recife Consórcio e representantes do CTM debateu o uso de Inteligência Artificial no transporte público. E quem participou pode conhecer a experiência da MobiBrasil na adoção da tecnologia.