Soluções implantadas pelo Consórcio Fênix possibilitam mais praticidade, confiança e segurança no dia a dia do cliente do transporte coletivo
Referência em tecnologia, turismo, inovação, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, Florianópolis atrai mais visitantes e moradores a cada ano. Desde 2010, a população da capital catarinense aumentou 27,53% e soma hoje 537.213 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Esse ritmo acelerado de crescimento traz inúmeros benefícios, mas também grandes desafios como o aumento dos riscos à saúde e segurança dos cidadãos, maior ocorrência de impactos ambientais e tráfego intenso.
Para garantir que a cidade tenha uma gestão adequada do transporte coletivo, o Consórcio Fênix, empresa operadora dos ônibus coletivos da capital, investe em ações e soluções em inovação tecnológica. “Por meio da tecnologia aperfeiçoamos a gestão, visando segurança, confiança, praticidade e simplicidade no uso do sistema de transporte”, comenta Marcelo Biasotto, coordenador técnico do Consórcio Fênix.
De acordo com Biasotto, essas soluções tecnológicas são utilizadas, por exemplo, para o rastreamento dos ônibus, fornecendo gestão do serviço e informação para o passageiro de forma online, o que confere previsibilidade e confiança no uso do coletivo. Os veículos da empresa também têm sistema de vídeo vigilância embarcado, que garante mais segurança com o acompanhamento ao vivo de ocorrências, com acesso online a mais de 1.500 câmeras instaladas nos ônibus.
Outra inovação foi a atualização do sistema de bilhetagem eletrônica para a plataforma online, que possibilita novas opções de compra de passagem online com pagamento via pix: passagens avulsas com QR Code via smartphone e compra de recarga para cartão de transporte. Além disso, novos veículos, com base na tecnologia Euro 6, iniciam a operação este ano contribuindo para a sustentabilidade da operação.
Outros processos ofertados pela empresa ao usuário
– Aplicativos de serviços para o cliente;
– Si.Go: compra de ticket unitário QR Code e recarga para cartão de transporte, recadastramento anual de estudantes, solicitação de cartão benefício, entre outros;
– Floripanoponto 2.0: consulta de horários e localização de ônibus em tempo real, planejamento de rotas, alerta para embarque, e compra de recarga de cartão.
Inovação na frota da Metropolis na Grande Florianópolis
Empresa se destaca como pioneira na adoção de tecnologias no setor de transporte regional
Metropolis adota inovações no transporte coletivo da Grande Florianópolis – Foto: Divulgação
Metropolis adota inovações no transporte coletivo da Grande Florianópolis – Foto: Divulgação
Não apenas a Capital registrou um salto impressionante nos últimos anos, mas os principais municípios da Grande Florianópolis também tiveram um crescimento significativo em suas populações nos últimos 12 anos, de acordo com os dados do IBGE. São José, hoje a 4ª cidade mais populosa do Estado com 270.295 moradores, ganhou 60.491 habitantes no período, um crescimento que supera 28%Já Palhoça teve aumento de 62%, com 85.264 pessoas a mais vivendo no município e Biguaçu ampliou sua população em 31% ( 18.567) desde 2010.
Para acompanhar essa evolução a Metropolis, representante das empresas do Transporte Coletivo Intermunicipal da Grande Florianópolis, investe em inovação e se destaca como pioneira na adoção de inovações tecnológicas no setor de transporte regional. Com o objetivo de garantir segurança, eficiência, praticidade e rapidez para os usuários e parceiros, a empresa tem implementado uma série de avanços voltados a melhorar a experiência dos clientes e a eficiência operacional.
Algumas ações já implementadas pela Metropolis ganham destaque, entre as quais está o Atendimento ao Cliente Online em Nuvem. “ A Metropolis adotou um software de atendimento ao cliente online baseado em nuvem, proporcionando uma interação mais ágil e eficaz. Esse sistema não apenas facilita o acesso dos usuários à assistência, mas também gera indicadores de atendimento para os gestores, permitindo a avaliação contínua e aprimoramento dos serviços”, explica Vinicius Cofferri, gestor Administrativo e Financeiro da Metropolis.
Outra mudança importante para o dia a dia dos usuários foi a introdução das máquinas de cartão para a cobrança das viagens. Inovação que possibilita que a empresa vá diretamente ao consumidor, simplificando a aquisição de créditos para uso nos ônibus e proporcionando uma experiência mais cômoda e eficaz.
Os ônibus da Metropolis também estão equipados com as mais recentes tecnologias, incorporando soluções avançadas de ITS (Sistema Inteligente de Transporte). Os validadores de bilhetagem eletrônica nos veículos têm ainda uma tela touchscreen de 7 polegadas, permitindo que os passageiros identifiquem facilmente o valor da tarifa e o saldo disponível.
– Rastreamento e Telemetria Avançados: Os terminais dos motoristas são conectados aos validadores via wi-fi, fornecendo ao CCO (Centro de Controle Operacional) informações precisas sobre a localização dos veículos.
– Sistema de Câmeras Embarcadas: câmeras integradas ao sistema de bilhetagem e telemetria registram eventos georreferenciados, como o uso de cartões, freadas bruscas e desvios de rota não autorizados.
– Aplicativo Integrado KIM: O aplicativo KIM permite recarga de créditos, pagamento via diversos métodos, consulta de saldo e extrato, bloqueio em caso de perda, consulta de horários e rotas, além de localização de ônibus e pontos de parada próximos. Para mais informações, acesse o site.