A Prefeitura do Rio de Janeiro surpreendeu ao anunciar a antecipação da licitação das linhas de ônibus, prevista inicialmente para 2028, que agora terá início ainda este ano. Esta medida visa renovar completamente a frota de coletivos da cidade, aumentando em 25% o número de veículos e promovendo melhorias significativas no sistema de transporte público. A licitação é parte de um acordo judicial entre o poder municipal, o Ministério Público do Rio e os consórcios que atualmente operam o sistema. A antecipação da licitação das linhas de ônibus no Rio marca um importante passo para a modernização e ampliação da mobilidade urbana carioca.
Atualmente, cerca de 2,8 milhões de pessoas utilizam diariamente os ônibus do Rio de Janeiro, distribuídos em aproximadamente 4 mil veículos que atendem 89% da população. A nova licitação das linhas de ônibus será dividida em quatro fases, começando pela Zona Oeste da cidade, onde o serviço apresenta a menor eficiência. A Prefeitura adotou um índice de qualidade baseado em sete critérios, incluindo idade da frota, satisfação dos passageiros e regularidade dos serviços, para orientar as mudanças e priorizar as regiões que mais necessitam de melhorias.
Na primeira fase, os bairros de Campo Grande e Santa Cruz serão os primeiros beneficiados com a nova licitação das linhas de ônibus, que prevê um aumento significativo na quantidade de veículos. Por exemplo, Campo Grande Norte passará de 37 para 200 ônibus, enquanto Santa Cruz terá a frota ampliada de 67 para 330 veículos. Essas mudanças estão previstas para serem implementadas até abril do próximo ano, refletindo o compromisso da Prefeitura com a melhoria do transporte público na região.
Além disso, a licitação das linhas de ônibus no Rio está estruturada para aumentar a concorrência no setor, passando dos atuais quatro consórcios para 31 áreas de operação distintas. Isso promete estimular a competitividade entre os operadores, resultando em um serviço mais eficiente e de melhor qualidade para os usuários. A ampliação dos lotes estruturais e locais, que compreendem tanto linhas interbairros quanto trajetos dentro dos próprios bairros, reforça a complexidade e o alcance do projeto de renovação.
Na sequência, no início do próximo ano, a Ilha do Governador será contemplada na segunda fase da licitação das linhas de ônibus. Esta região enfrenta problemas relacionados ao estado precário da frota, e a renovação dos veículos deve ocorrer até setembro do próximo ano. O processo está planejado para seguir um cronograma que prioriza áreas com serviços mais deficitários, garantindo que as melhorias atinjam primeiro as regiões mais necessitadas.
Um dos principais destaques da nova frota prevista na licitação das linhas de ônibus é a acessibilidade. Os novos veículos terão piso baixo para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e idosos, além de sistema de travas nas portas para garantir segurança, impedindo a partida com as portas abertas. Também haverá melhorias para os motoristas, como a instalação do motor na parte traseira e em uma cabine separada. A renovação busca não apenas ampliar a frota, mas também elevar o padrão de conforto e segurança do transporte público no Rio.
O prefeito Eduardo Paes ressaltou que o cronograma é ousado e representa uma transformação histórica para a mobilidade da cidade. Segundo ele, a licitação das linhas de ônibus é um ponto de virada, mais significativo até que a implementação do BRT, porque visa corrigir um sistema que opera de forma irregular há décadas. A renovação da frota e o aumento da concorrência devem contribuir para uma melhoria gradual, mas consistente, da qualidade dos serviços oferecidos aos cariocas.
Por fim, a antecipação da licitação das linhas de ônibus no Rio de Janeiro é uma resposta importante às demandas da população por um transporte público mais moderno, eficiente e acessível. A expectativa é que, até 2028, toda a frota atual seja substituída por veículos novos, com maior capacidade e melhores condições de uso. Este investimento reforça o compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana sustentável e o desenvolvimento social da cidade.
Autor: Richard Ghanem